Psicoterapeuta em Paris (PT)

Você está procurando um psicoterapeuta ou um coach em Paris que fala português ? Caiu na pagina certa !

Quem sou ?

Franco-brasileira, nasci e cresci no Brasil até os 15 anos. Vivo na França há 40 anos e falo português e francês correntemente.

Sou socióloga, psico-socióloga e Gestalt-terapeuta diplomada e comecei minha carreira fazendo consultoria e treinamento em empresa. 

Meu percurso tanto pessoal quanto profissional me levou à me formar como psicoterapeuta (abordagem gestaltista) e em piscopatologia no Instituto Francês de Gestalt-terapia.
Me formei em seguida em terapia familiar e terapia de casal neste mesmo instituto.

Já faz 11 anos que me dedico à psicoterapia de adultos, de famílias e de casais assim como ao coaching profissional. Et para responder às exigências da profissão, eu me comprometi à respeitar o código de deontologia do Collège Européen de Gestalt-thérapie do qual sou membro há mais de 10 anos.

Minha abordagem : a Gestalt-terapia.

Uma psicoterapia é primeiro de tudo um encontro. E o encontro é o primeiro instrumento de transformação. Recebo a pessoa como ela é, sem julgamento, com seus recursos e também sua fragilidade. Durante o processo da terapia, vou acompanhá-la à identificar novas maneiras de se relacionar com o seu meio, que este seja familiar, afetivo ou profissional. Ao longo das sessões, o paciente desenvolve sua capacidade à ocupar o seu espaço e à fazer as escolhas que lhe parecem as mais adequadas às situações encontradas e que levam em conta as suas aspirações.

Vou trabalhar com o paciente essencialmente a partir da situação que ele vive hoje como problemática. Vamos, juntos, procurar à entender o que está em jogo nessa situação. Qual é a parte que vem do meio ambiente ? Qual é a parte que vem de seus proprios bloqueios ou de suas experiências anteriores, traumatisantes, conscientes ou não ? Muitas vezes essa ajuda bastante à esclarecer os elementos que vamos poder tratar na terapia. 

A descoberta de novas perspectivas sobre as situações presentes

Uma psicoterapia é um o processo que tem a sua origem na experiência presente do paciente. Vou acompanha-lo passo a passo à tomar consciência de como os bloqueios se instalam ou se desfazem, de como as modalidades habituais « funcionam » de maneira sistemática. Mais consciente de suas possibilidades de escolha, abrem-se à ele novas perspectivas nas situações presentes, passadas e futuras.

Minhas áreas de intervenção : psicoterapia e coaching

O tipo de acompanhamento dependerá do problema e do contexto no qual ele se manifesta :

  • Terapia adultos : 

sofrimento psíquico : luto, ruptura, solidão, tendência à somatisar, depressão, traumas, distúrbios alimentares, excesso de trabalho (burn-out), etc.

  • Terapia de casal : 

insatisfação de un ou dos dois membros do casal ; a emoção tornou-se intensa demais e a relação virou muito conflitual ; vontade de melhorar a qualidade da comunicação para fortalecer a relação e a intimidade no casal, etc.

  • Terapia familiar :

um período de luto à atravessar ; um dos filhos tem um sintoma que vem afetar os resto da família (fobia ou dificuldade escolar, anorexia, violência, alcool ou drogas, etc.)

  • Coaching pessoal ou profissional : 

você tem um objetivo mais ou menos definido : ultrapassar as dificuldades relacionais com superiores e/ou com a equipe de colaboradores ; dificuldade à assumir uma nova posição ou novas responsabilidades ; ultrapassar bloqueios pessoais e continuar a evoluir no seu percurso profissional ; situações de conflito entre duas pessoas que necessitam uma mediação, etc.

Quer um conselho ou uma ajuda para identificar que tipo de acompanhamento seria o melhor para você na situação presente ? Entre em contato comigo.

Ir à pagina Home (Accueil) en francês.